Info 01

 

informativo_01

Câimbras – Como evitá-las…

CÂIMBRAS:

Evite cãibras! As cãibras são contrações musculares involuntárias, que podem ser causadas por desidratação, falta de sais minerais como potássio e sódio ou simplesmente fadiga. Outros motivos que podem levar ao surgimento de cãibras é a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, uso de medicamentos diuréticos, gravidez e até mesmo o sedentarismo extremo.

Para evitar essas contrações, é importante ter cuidados simples com a dieta e manter os músculos sempre bem alongados. O principal é estar bem hidratado e, no caso de atletas, repor glicose e sais minerais, principalmente o potássio. A banana é ótima e tão cultuada justamente porque repõe potássio e glicose. Frutas, verduras e legumes em geral auxiliam bastante, então é importante manter uma alimentação balanceada com esses grupos alimentares. Também pode ser feita reposição suplementar ou o uso de alguns isotônicos, de forma individualizada. Quando você tem cãibra deve fazer o movimento inverso ao dessa contração.

O alongamento trabalha isso diretamente. Para se alongar durante uma cãibra é necessário puxar as fibras musculares no sentido oposto ao das contrações. Se você tem uma cãibra na panturrilha, provavelmente ela vai ficar endurecida e a única forma de aliviar essa musculatura é esticando a ponta do pé para trás, fazendo o movimento contrário, de 30 a 40 segundos por posição.
Recomenda-se fazer massagem local, que aumenta a irrigação e a circulação do sangue, acelerando a recuperação.


Faça sua avaliação médica no CAEEX!

Outras DICAS de Saúde – Click nos Links para Visualizar…

{ A Importância do Exame Médico Para Treinar. }
{ Sedentarismo – 5 Passos Para Deixá-lo de Lado }
{ Pedalar – O Coração Agradece }


[ FALE CONOSCO ]