Avaliações

 

avaliacao_isocineticaAVALIAÇÃO DINAMOMÉTRICA (ISOCINÉTICA) – O dinamômetro isocinético permite a avaliação objetiva e direta dos componentes de desempenho muscular relacionados às articulações de quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, punho e tronco.

Por permitir analisar esses dados, a avaliação isocinética mostra-se adequada para avaliação muscular dinâmica em relação às outras existentes. O dinamômetro isocinético permite a avaliação objetiva e direta.


baropodometriaBAROPODOMETRIA (TESTE DA PISADA)  – A Baropodometria é o estudo da pisada, das pressões exercidas por elas e, por consequência, da postura do corpo durante esse movimento biomecânico. O exame consiste na análise do seu histórico por meio de uma rápida conversa e na caminhada sobre uma esteira eletrônica a qual gera imagens para um computador que verifica pontos de maior e menor força municiando um profissional qualificado para o diagnóstico.

O exame pode evitar diversas lesões e, inclusive, a aposentadoria definitiva de certas atividades, como por exemplo, as corridas.


termografiaTERMOGRAFIA – Esta técnica inovadora, não invasiva, sem emissão de qualquer tipo de radiação, de realização e diagnóstico rápidos, possibilita o acompanhamento do treinamento, lesões e reabilitação. Assim, orientando a equipe de preparação técnica do atleta para uma melhor modulação do treinamento.

O exame termográfico inicia-se com uma máquina capaz de fotografar as leituras de calor dos objetos. São tiradas duas fotos dos grupos musculares inferiores, uma de frente e outra de costas, e as áreas desejadas são mapeadas. As imagens mostram a diferença de calor nos diferentes grupos musculares. As partes mais avermelhadas, em tom vermelho vivo, são as mais desgastadas.

Com os resultados, é possível orientar melhor o atleta, como por exemplo sugerir que não force nos treinos, recomendar alguns dias de descanso, indicar reforço muscular ou mesmo antecipar-se a uma lesão, tratando-a antes que se torne evidente.


biopedancia2BIOIMPEDÂNCIA – O Exame de Bioimpedância (Bioimpedanciometria) serve para avaliar a Composição Corporal é muito importante no acompanhamento de programas de atividades físicas, estudo do condicionamento físico, emagrecimento, pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, avaliação do nível de hidratação, estipulação de dieta, na prevenção e no tratamento de doenças.

Este exame é baseado na condução de uma corrente elétrica indolor. Os tecidos magros, devido sua grande quantidade de água e eletrólitos, são altamente condutores da corrente, apresentando baixa resistência a passagem da corrente elétrica. Já a pele, gordura e osso possuem pequena condutividade e elevada resistência a passagem dessa mesma corrente elétrica. A água corporal também pode ser avaliada neste exame. Sendo assim, quanto maior o conteúdo de água corporal maior a facilidade de condução desta corrente no corpo.

A bioimpedância elétrica é um método não invasivo, indolor, de rápida realização e prático.

Alguns fatores podem alterar sua precisão de resultados, dentre eles o balanço hidroeletrolítico, sendo que, se o paciente estiver hiper-hidratado acarretará uma superestimativa da massa magra.


eletrocardiogramaELETROCARDIOGRAMA – O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo. São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os infartos do miocárdio, por exemplo.


Ventilometria2VENTILOMETRIA – Os testes de ventilometria identificam os principais parâmetros fisiológicos como: o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.), limiares ventilatórios, pontos de maior queima de gordura durante o exercício e melhores intensidades para o treinamento de condicionamento físico. Tudo isso para potencializar o treinamento e direcionar os clientes a atingir os seus objetivos de maneira mais eficiente e mais rápida.

—-


[ INFORMAÇÕES ÚTEIS ]