Especialidades


MEDICINA ESPORTIVA:

Obter saúde, buscar equilíbrio, alcançar performance e prevenir lesões.

Estes são os objetivos da consulta médica-fisiológica, que engloba inúmeros aspectos relacionados à prática esportiva, com orientação apropriada para as necessidades e objetivos individuais, desde o sedentário até o atleta que busca o alto rendimento.

A consulta inclui um conjunto de procedimentos que permite a obtenção de dados objetivos quanto às condições fisiológicas do praticante de atividade física e/ou atleta frente ao esforço gerado pela carga de treinamento. O resultado das avaliações permite verificar possíveis desequilíbrios entre o impacto provocado pelo exercício físico e o estado geral fisiológico do avaliado, possibilitando a adequação no planejamento do treinamento visando à prevenção de lesões e a otimização no desempenho físico.

Orientações quanto à reposição energética e hidratação durante a prática desportiva também serão abordadas durante a consulta.


ORTOPEDIA / TRAUMATOLOGIA:

Tem como objetivo propiciar um perfeito funcionamento do sistema locomotor, tratando do mais simples ao mais complexo distúrbio e trauma ortopédico.

O desenvolvimento nas áreas de ortopedia e traumatologia do esporte evoluiu muito, juntamente com as técnicas de exame, de imagem e dos procedimentos cirúrgicos. O conhecimento científico e a experiência profissional aliada à avançada tecnologia nos leva a um diagnóstico, prevenção e tratamento adequados, relacionados aos diversos comprometimentos musculoesqueléticos.


ENDOCRINOLOGIA:

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda as alterações do sistema de glândulas endócrinas responsáveis pela produção dos hormônios. Estas alterações incluem várias situações clínicas como obesidade, diabetes, tireóide, baixa estatura, magreza, hipoglicemia, dislipidemia (elevação de colesterol e triglicérides), puberdade precoce, hirsutismo (excesso de pêlos na mulher), prolactina, osteoporose, acromegalia, disfunção erétil, supra-renal e outras doenças menos comuns de hormônios e metabolismo.


NUTROLOGIA:

A Nutrologia é uma especialidade médica clínica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais. Médicos Nutrólogos também orientam sobre a alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade, estudando os benefícios e malefícios para a saúde, dos nutrientes existentes nos alimentos.

A alimentação e nutrição são imprescindíveis à vida de todos os seres, razão pela qual a Nutrologia tem ação de considerável importância na maioria dos setores que regem o crescimento, desenvolvimento e a saúde dos indivíduos, o que torna a função do Nutrólogo de excepcional valia e larga amplitude nas várias áreas abrangidas por esta especialidade.


CARDIOLOGIA:

Visa oferecer a atletas, tanto profissionais quanto amadores, uma avaliação diferenciada e direcionada para a prática esportiva, respeitando a capacidade física e os objetivos a serem alcançados com segurança. A rotina de treinos, principalmente os de alta intensidade e de alto rendimento pode acarretar algum tipo de sobrecarga no sistema cardiovascular. Com isso, buscando a prevenção de arritmias e/ou eventos súbitos no meio esportivo, recomendamos avaliações períódicas. Estes tipos de problemas podem ocorrer em praticantes que possuem doença cardíaca subjacente e assintomática.


NUTRIÇÃO:

É um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.


GINECOLOGIA/OBSTETRICIA:

Nos últimos anos, cresceu o interesse feminino por atividades físicas, as mais diversas. E, à medida que a participação feminina em competições foi se estabelecendo e ganhando força, surgiu a percepção de que os treinamentos deveriam diferir entre homens e mulheres. E ninguém melhor que o ginecologista para entender o que se passa no corpo da mulher, seja ela atleta amadora ou profissional. É sempre recomendável uma avaliação médica pré-participação em atividades físicas pois as mulheres esportistas necessitam de um atendimento diferenciado. A ginecologia do esporte aparece como aliada de atletas e esportistas que buscam por vida saudável e uma melhor performance e rendimento nos seus exercícios, independente de eventuais problemas ginecológicos.


NEFROLOGIA:

A Nefrologia é a área da Medicina que estuda e pesquisa o funcionamento dos rins e as suas doenças. Os cuidados com os rins são muito importantes, pois as doenças a eles acometidas podem provocar uma série de problemas como: pressão alta, doenças do coração, anemia, inchume e alterações em ossos e nervos. Os rins são os principais órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e substâncias que não são mais importantes para o organismo. Eles também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis adequados, além de produzirem alguns hormônios e participarem no controle da pressão arterial.


[ FALE CONOSCO ]