Diagnóstico


Exames Laboratoriais.
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICA

A execução de exames laboratoriais consiste em análises físico-químicas ou biológicas de materiais de pacientes e outras amostras, realizados com a finalidade de prevenção, diagnóstico, monitoração da evolução de doenças, da terapêutica e da qualidade.
——-


radiografiaRADIOLOGIA – É o ramo da medicina que se dedica ao estudo e emprego dos raios X e de outras energias radiantes, com fins diagnósticos e terapêuticos. O profissional opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografas convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia.

Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raios X ou de ressonância magnética, por exemplo..


ultrassonografiaULTRASSONOGRAFIA – A ultrassonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico baseado no fenômeno de interação de som e tecidos, ou seja, é uma técnica que utiliza a capacidade de reflexão dos sons para a formação de uma imagem. Esta modalidade de diagnóstico apresenta algumas características próprias:
• É um método minimamente invasivo;
• Apresenta  a anatomia em imagens seccionais ou tridimensionais;
• Não possui efeitos nocivos dentro das especificações de uso diagnóstico;
• Permite a aquisição de imagens dinâmicas, em tempo real, possibilitando estudos do movimento das diversas estruturas corporais.


densitometria_osseaDENSITOMETRIA ÓSSEA – A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno e aprimorado para se medir a densidade mineral óssea possibilitando a comparação com padrões para idade e sexo.

Essa é uma condição necessária para o diagnóstico e tratamento da osteoporose. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, e ainda com baixa exposição a radiação, tanto para o paciente como para o próprio técnico.

Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e conseqüente predição do índice de fratura óssea. A densitometria, além de medir a densidade mineral óssea, diagnosticando a osteoporose, pode indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico.


[ AGENDAR HORÁRIO ]